01/10/2001
Obra da Lockwood é inaugurada

Rudi Gonçalves


O projeto e gerenciamento da obra para a fabricante
de cabos coaxiais, Comm Scope, em Jaguariúna/SP, utilizaram o sistema fast track.


A única fábrica norte-americana de cabos coaxiais para banda larga na América Latina, Comm Scope, será inaugurada no próximo dia 4 de outubro, em Jaguariúna/SP. O empreendimento foi executado pela construtora Moura Schwark, com projeto e gerenciamento dos trabalhos sob a responsabilidade da Lockwood Greene do Brasil. Ao todo, foram gastos cerca de R$ 11 milhões, destinados à reforma do galpão existente - de 6,9 mil m² -, e na ampliação de sua área em 14,4 mil m², além de projetos de eletricidade.

A obra de ampliação do galpão, que começou a ser executada em setembro do ano passado, adotou a estrutura pré-moldada.

Foto: Divulgação/Comm Scope

As instalações da Comm Scope
Nas fundações, a opção foi pelos pilares centrais em tubulações e pilares externos com estacas escavadas. As colunas laterais receberam fechamento até a altura de 2 m. A partir daí, os trabalhos foram executados, utilizando-se estruturas metálicas com cobertura roll-on.

Foto: Divulgação/Lockwood Greene

A perspectiva do projeto
De acordo com a Lockwood Greene, as necessidades de urgência na execução da obra só puderam ser atendidas graças à adoção do sistema fast track que, segundo ela, possibilitou o início dos trabalhos baseando-se, a princípio, em estudos preliminares sobre o empreendimento.

Na opinião do gerente de projetos da empresa e principal responsável pelo acompanhamento dos trabalhos, arquiteto Paulo Guimarães, essa tecnologia, ao possibilitar a entrega antecipada dos trabalhos, foi decisiva para a redução dos gastos. No caso da Comm Scope, o empreendimento foi entregue em sete meses e a um custo 10% inferior,
conforme projeto desenvolvido pela gerenciadora da obra.
O projeto contemplou a ampliação do pátio com a pavimentação em concreto de 500 m adicionais, destinados à instalação de novas plataformas para carga e descarga, as vias internas do terreno de 87 mil m² que ganharam 340 m em arruamento de asfalto. A empresa é também responsável pelos projetos de instalação elétrica da unidade, incluindo a definição das substações de energia, e das tubulações.

A matriz da Lockwood Greene fica nos Estados Unidos e foi fundada em 1832. Entre as principais obras realizadas e projetos em execução no Brasil estão a Natura, em Cajamar/SP; IBM, em Hortolândia/SP; Procter & Gamble; em São Paulo e Louveira/SP e a rede de supermercados Wal Mart, em diversas localidades.


Matéria publicada no Construbid News


Mídia impressa - Rádio e TV
MAPFRE-VERA CRUZ
- ABBC

Internet

Lockwood - Takaoka - Moro Construções - Cecrisa